Pesquisar neste blog os Temas Postados.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Antinomia



Deus abençoe a todos os nossos amados leitores.

Graça e Paz.

Nono Tema:  Antinomia Bíblica

Uma antinomia é a afirmação simultânea de duas proposições contraditórias, mas que chegam a conclusões diametralmente opostas, demonstrando os limites cognitivos ou as contradições inerentes ao intelecto humano.

Ou seja duas verdades que parecem se contradizer uma da outra, indo além do intelecto humano.

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
2 Coríntios 3:6        

Deixaremos três exemplos para que os amados possam refletir:

Primeiro a Predestinação e Livre Arbítrio –Fomos predestinados a Salvação através de Jesus Cristo.

Segundo a Doutrina da Trindade – Um Deus Trino, revelado em Carne através de Jesus Cristo, Deus, no qual todo joelho se dobrará e declarará Jesus Cristo como Senhor.

Terceiro Jesus como Homem e como Deus – O Mistério que esteve óculos por séculos e agora Revelado em nós, Jesus Cristo a Esperança da Glória.

Antinomismo vem de duas palavras Gregas que significa Contra Lei.

Anti que significa contra

Nomos que significa lei

Antinomianismo, em nome da supremacia da fé e da graça divina, prega a indiferença para com a lei.

O ensinamento bíblico do antinomianismo nos leva a uma situação de confronto, pois quando Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário, Ele cumpriu a Lei do Antigo Testamento.

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Gálatas 3:23-25 – Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio (Educador).

Efésios 2:15 – Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.

O Apostolo Paulo tratou o Antinomianismo em:

Romanos 6:1-2 –
Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?  De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.  Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.   2 Coríntios 3:4-5

Amados,

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:3-6

Amados,

Não somos Salvos por obedecermos aos seus mandamentos divinos, mas Somos Salvos para vivermos os mandamentos divinos e um nova vida em Cristo, Jesus, a Esperança da Glória.

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.   Colossenses 1:27

Nosso Tweeter: @claudiosspr

Projeto Evangelístico uma Escola de Profetas & Blogger Cristão.

Shalom Adonai.